
Jogar na altitude tem sido um ponto de contestação entre os times que disputam a Libertadores. Será que jogar na altitude prejudica o rendimento da equipe? Será um jogo injusto de uma só equipe?
Vamos aos fatos:
1. A falta de oxigênio faz você sentir náuseas, tonturas, dor de cabeça, sangramentos no nariz e alguns casos uma embolia pulmonar que te leva a morte.
2. Quando se joga na altitude você perde em rendimento, pois a falta de oxigênio atrapalha o funcionamento dos músculos. Jogador de alto rendimento precisa de muito oxigênio para dar energia aos músculos. O jogador corre e o músculo por falta de oxigênio se desgasta mais rápido causando dor.
3. Qualquer pique que o jogador der vai lhe causa uma extrema falta de ar, pois o oxigênio é insuficiente. Dá uma sensação de desmaio, o jogador no primeiro pique sente, tem medo de correr, pois acha(pode acontecer) dele desmaiar.
4. Além disso, jogar na altitude é sinal de3 jogar com um frio extremo, quando você respira um ar seco e frio da altitude esse ar parece que corta sua boca e narinas, causando uma sensação horrível. Você é acometido com uma tosse e sua boca seca.
5. O futebol ou qualquer outro esporte se baseia na competição de iguais condições, ou seja, usar a altitude é anti-desportivo, covardia e como muitos dizem é desumano.
Conclusão:
Jogar na altitude é pegar um time de obesos(+- 120 Kg cada) e colocar esses caras para jogar com um time profissional. Quem não tiver experiência e não souber dosar na altitude vai sofrer mais.